A Meta anunciou que está utilizando Inteligência Artificial (IA) para identificar adolescentes que possam ter mentido sobre sua idade ao criar perfis no Instagram, burlando assim as barreiras de proteção da plataforma. A novidade foi divulgada pela empresa na última segunda-feira.
Quando a tecnologia da Meta suspeita que uma conta pertence a um menor de idade, mesmo que o perfil indique uma data de nascimento adulta, essa conta será automaticamente migrada para uma "Conta para Adolescentes" (Teen Account). Essas contas, lançadas no Instagram no ano passado, oferecem uma experiência de uso com proteções integradas.
As salvaguardas são aplicadas automaticamente e incluem limitações sobre quem pode entrar em contato com o adolescente na plataforma e restrições sobre os tipos de conteúdo que podem ser visualizados. Para adolescentes com menos de 16 anos, qualquer alteração nessas configurações de segurança exige a permissão dos pais.
Embora o Instagram já utilize IA para estimar a idade dos usuários há algum tempo, a rede social confirmou agora que a tecnologia está sendo empregada especificamente para garantir que os adolescentes utilizem as "Contas para Adolescentes" em vez de contas adultas padrão. A empresa já havia indicado essa intenção anteriormente, mencionando que métodos como a detecção de postagens de feliz aniversário e denúncias de outros usuários ajudariam a encontrar contas com idades falsas.
Garantindo a Precisão e Colaborando com os Pais
A Meta afirma estar tomando medidas para assegurar a precisão da tecnologia e a correta classificação das contas. No entanto, caso ocorram erros, os usuários terão a opção de solicitar a revisão e alteração das configurações.
"O mundo digital continua a evoluir e temos que evoluir com ele", escreveu a empresa em seu blog. "É por isso que é importante trabalharmos juntos com os pais para garantir que o maior número possível de adolescentes tenha as configurações de proteção que vêm com as Contas para Adolescentes."
Além disso, o Instagram começará a enviar notificações aos pais com informações sobre como conversar com seus filhos adolescentes a respeito da importância de fornecer a idade correta online. A plataforma destaca que verificar se a data de nascimento no perfil do adolescente está correta é uma das formas mais importantes de garantir que eles estejam usando contas protegidas.
Expansão e Resultados
Este anúncio surge duas semanas após a Meta introduzir as "Contas para Adolescentes" também no Facebook e no Messenger.
Segundo a empresa, globalmente, pelo menos 54 milhões de adolescentes já foram incluídos em "Contas para Adolescentes", e 97% dos jovens entre 13 e 15 anos permaneceram nessas contas com maior proteção desde a implementação.