A complexidade inerente aos códigos de programação representa um desafio constante para desenvolvedores. Cada profissional imprime seu estilo único ao codificar e, mesmo com manuais de boas práticas e documentação detalhada, decifrar a lógica por trás do trabalho de um colega pode se tornar uma tarefa árdua e demorada.
Desvendando a Complexidade do Código com Inteligência Artificial
A individualidade na escrita de código é uma marca registrada de cada desenvolvedor. Mesmo com a existência de diretrizes e documentação robusta nas empresas, mergulhar no código alheio pode se transformar em uma tarefa árdua e demorada. Pensando nisso, Dennis Pilarinos criou a Unblocked (getunblocked.com), uma assistente de IA projetada para fornecer respostas contextuais e elucidar as dúvidas sobre trechos de código específicos.
A Mente por Trás da Inovação
Dennis Pilarinos é um nome experiente no desenvolvimento de ferramentas para programadores. Sua trajetória inclui posições de liderança na Microsoft, onde trabalhou no Azure, e na Amazon, com foco no Amazon Web Services. Posteriormente, Pilarinos fundou a Buddybuild, uma plataforma de integração contínua para equipes remotas, que foi adquirida pela Apple em 2018. Ele também dedicou cerca de dois anos à Apple, contribuindo para a plataforma Xcode Cloud.
“A jornada dos desenvolvedores para encontrar as informações de que precisam é muitas vezes penosa e consome um tempo precioso”, afirmou Pilarinos em uma entrevista. “Nossa intenção foi utilizar a totalidade dos dados, código e o conhecimento coletivo das interações para oferecer respostas simplificadas aos desenvolvedores.”
Pilarinos observa ainda que a crescente adoção de ferramentas de programação baseadas em IA pode intensificar os desafios relacionados à compreensão de código.
Como a Unblocked Facilita o Dia a Dia do Desenvolvedor
A Unblocked se integra de forma fluida com diversos ambientes de desenvolvimento e aplicativos corporativos, como Slack, Jira, Confluence, Google Drive e Notion. A ferramenta analisa a base de código da empresa para responder a questionamentos como: “Onde as métricas de usuário são definidas em nosso sistema?”. Além disso, permite que os desenvolvedores identifiquem rapidamente o autor de modificações em módulos específicos, facilitando a obtenção de insights diretos.
Com controles administrativos de fácil implementação, a Unblocked está trabalhando em integrações com plataformas como Cursor e Lovable, visando aprimorar ainda mais a capacidade de explicação do código.
Mais que Respostas: Suporte Ativo e Resultados Comprovados
A visão da Unblocked vai além de um simples sistema de perguntas e respostas. A empresa está desenvolvendo ferramentas que ativamente auxiliam os desenvolvedores em seus projetos. Um exemplo é a funcionalidade “Autonomous CI triage”, que oferece suporte no teste de código em variados cenários.
Empresas como Drata, AppDirect, Big Cartel e TravelPerk já colhem os frutos da plataforma. Segundo Pilarinos, os engenheiros da Drata conseguiram uma economia de 1 a 2 horas semanais utilizando a Unblocked.
Investimento e o Futuro da Compreensão de Código
Recentemente, a Unblocked anunciou a captação de US$ 20 milhões em uma rodada de financiamento Série A, liderada pela B Capital e Radical Ventures. Este investimento eleva o capital total arrecadado pela empresa para US$ 30 milhões, contando com a participação de investidores como Amplify Partners, First Round Capital e XYZ Capital.
Rob Toews, sócio da Radical Ventures, enfatiza a crescente importância de soluções como a Unblocked em um cenário onde o código gerado por IA se torna cada vez mais comum.
“Há uma tese de que grande parte do software no futuro será escrita por IA”, comentou Toews. “Isso trará consequências secundárias e terciárias, gerando novos desafios. Um deles é a dificuldade em entender quando, por que e como um determinado trecho de código foi gerado.”
Toews traça um paralelo com a Glean, que capacitou empresas a decifrar seus vastos volumes de dados, e prevê que a Unblocked desempenhará um papel similar para os desenvolvedores, ajudando-os a navegar por bases de código cada vez mais intrincadas.
