Grok, a IA de Elon Musk, Ganha Recurso de Memória para Personalizar Respostas
A corrida pela supremacia na inteligência artificial continua acirrada. A xAI, empresa de IA fundada por Elon Musk, anunciou uma atualização significativa para seu chatbot, o Grok, buscando equipará-lo com funcionalidades presentes em seus principais concorrentes, como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini do Google.
Na noite de quarta-feira, a xAI revelou a introdução de um recurso de "memória" para o Grok. Essa nova capacidade permite que o chatbot retenha informações de conversas anteriores com o usuário. Com isso, ao solicitar recomendações ou conselhos, o Grok poderá oferecer respostas mais personalizadas, desde que tenha interagido o suficiente para "aprender" as preferências do usuário.
Essa funcionalidade não é inédita no mercado. O ChatGPT já possui um recurso de memória há algum tempo, recentemente aprimorado para consultar todo o histórico de chats do usuário. Da mesma forma, o Gemini do Google também utiliza uma memória persistente para adaptar suas respostas a cada indivíduo.
Transparência e Controle do Usuário
A xAI enfatiza a transparência do novo recurso. "As memórias são transparentes", afirma uma postagem na conta oficial do Grok na plataforma X (anteriormente Twitter). "Você pode ver exatamente o que o Grok sabe e escolher o que esquecer."
Grok agora lembra suas conversas. Quando você pede recomendações ou conselhos, recebe respostas personalizadas.
Ver post original no X
(Tradução livre do post original)
Disponibilidade e Próximos Passos
O novo recurso de memória do Grok já está disponível em fase beta para usuários acessando via Grok.com e pelos aplicativos dedicados para iOS e Android. No entanto, por enquanto, usuários na União Europeia e no Reino Unido não terão acesso à funcionalidade.
Os usuários têm controle total sobre a memória. É possível desativá-la completamente através da página de Controle de Dados nas configurações. Além disso, "memórias" específicas podem ser excluídas diretamente na interface de chat do Grok na web (e em breve no Android).
A xAI também informou que está trabalhando para integrar o recurso de memória à experiência do Grok diretamente na plataforma X.
Com essa atualização, a xAI demonstra seu compromisso em tornar o Grok uma alternativa cada vez mais robusta e personalizada no competitivo cenário dos chatbots de inteligência artificial.