iMerit aposta em dados de alta qualidade e especialistas para revolucionar a IA empresarial
Enquanto muitas empresas de inteligência artificial (IA) focam em quantidade de dados, a iMerit acredita que o futuro da integração de ferramentas de IA no ambiente empresarial está na qualidade dos dados. E essa qualidade não vem de trabalhadores temporários, mas de especialistas em áreas como matemática, medicina, finanças e autonomia.
Radha Basu, CEO e fundadora da iMerit, destacou em entrevista ao IAFeed: “O que se tornou extremamente importante é a capacidade de atrair e reter os melhores especialistas cognitivos, porque precisamos adaptar modelos de grande escala para resolver problemas específicos de IA empresarial.”
O programa Scholars e a aposta em especialistas
A iMerit, uma startup com sede na Califórnia e na Índia, está saindo da fase beta com seu programa Scholars, que visa formar uma força de trabalho especializada para ajustar modelos generativos de IA e modelos fundamentais. A empresa já conta com clientes de peso, incluindo três das sete maiores empresas de IA generativa, oito das principais companhias de veículos autônomos e grandes agências governamentais dos EUA.
Rob Laing, vice-presidente de força de trabalho global da iMerit, enfatizou: “Somos os adultos na sala. Muito dinheiro está sendo gasto em IA agora, mas a qualidade dos resultados de abordagens massivas não atende às necessidades das empresas.”
Exemplo prático: saúde e precisão
Basu citou o exemplo de assistentes médicos baseados em modelos de linguagem: “Sem a expertise de um cardiologista ou médico, você pode criar algo com apenas 50% ou 60% de precisão. O objetivo é chegar a 99%, questionar o modelo, quebrá-lo e consertá-lo. É isso que a IA liderada por especialistas torna possível.”
A iMerit utiliza sua plataforma proprietária, Ango Hub, para que seus especialistas interajam com os modelos dos clientes, gerando e avaliando problemas para serem resolvidos. Com uma taxa de retenção de 91% e 50% de mulheres em sua equipe de especialistas, a empresa se destaca pelo compromisso com a qualidade e diversidade.
Expansão e sustentabilidade
Atualmente, a iMerit trabalha com mais de 4.000 especialistas e planeja escalar para 10.000. A empresa, que já é sustentável e lucrativa, está aberta a investimentos externos, mas não depende deles para crescer. O foco atual é expandir o programa Scholars para áreas como finanças e medicina, além de continuar aprimorando modelos generativos de IA.
Laing ressaltou: “Os dados gratuitos da internet se esgotaram, e os dados de baixo nível se tornaram commodities. O futuro está em ajustar esses modelos para alcançar inteligência artificial geral (IAG) ou superinteligência.”