Figma Revoluciona o Design com Inteligência Artificial: Novas Ferramentas para Sites, Apps e Marketing

Share

Figma Revoluciona o Design com Inteligência Artificial: Novas Ferramentas para Sites, Apps e Marketing

A Figma, renomada empresa de design, anunciou hoje uma série de lançamentos que prometem transformar a maneira como sites, aplicações web e materiais de marketing são criados. Com um forte investimento em Inteligência Artificial (IA), a companhia apresenta novas ferramentas que não apenas expandem seu ecossistema, mas também a posicionam como uma forte concorrente para soluções criativas como Canva e Adobe, além de plataformas de criação de sites e protótipos com IA, como WordPress, Wix, Hostinger e Replit.

Criação Inteligente de Sites e Aplicações Web com IA

A grande aposta da Figma reside em duas novas ferramentas potencializadas por IA, destinadas a simplificar e acelerar o processo de desenvolvimento de produtos digitais:

Figma Sites: Da Ideia ao Site Publicado com Facilidade

Muitas vezes, designers já utilizam o Figma para criar protótipos de como um site deveria ser. Com o novo Figma Sites, esse processo é elevado a um novo patamar. A ferramenta utiliza IA para transformar esses protótipos em sites funcionais, que podem ser facilmente publicados. Uma vez gerado, o site pode ser modificado por colaboradores através de um editor intuitivo, sem a necessidade de interagir novamente com prompts de IA.

O Figma Sites permite adicionar transições, animações e efeitos de rolagem, garantindo também a responsividade do site. Além disso, a plataforma está adicionando a capacidade de gerar posts de blog diretamente, indicando a futura integração de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) completo, permitindo edição de posts e gerenciamento de ativos como thumbnails e slugs. Para elementos interativos mais complexos, como tickers de ações, será possível adicionar código personalizado ou usar IA para gerar o código necessário.

Figma Make: Prototipagem e Ideação de Apps Web

Paralelamente, o Figma Make é outra ferramenta com IA, porém mais voltada para a fase de ideação e prototipagem de aplicações web. Usuários podem inserir um prompt para criar um protótipo de aplicativo. Este protótipo é colaborativo, e os membros da equipe podem solicitar ao assistente de IA que altere ou adicione elementos específicos. Desenvolvedores na equipe também têm a liberdade de modificar diretamente o código para ajustes finos. É possível ainda gerar pequenos elementos interativos, como um relógio, para serem posteriormente incorporados nas páginas publicadas através do Figma Sites.

Yuki Yamashita, Chief Product Officer da Figma, destacou que ambos os produtos compartilham muita tecnologia subjacente. “Queremos possibilitar a prototipagem de alta fidelidade com o Figma, especialmente com o Figma Make. Você pode adicionar mais dados e tentar ver o quão viável uma ideia é em termos de implementação final. Já o Figma Sites é útil para uma equipe de marketing e design quando eles sabem exatamente como um site deve parecer e querem ter controle total sobre isso,” explicou Yamashita ao IAFeed, diferenciando os dois produtos.

Novas Ferramentas para Potencializar o Marketing e o Desenho Vetorial

Figma Buzz: Agilidade para Profissionais de Marketing

Para o setor de marketing, a Figma lança o Figma Buzz. Esta ferramenta permite que profissionais de marketing utilizem templates criados por designers, com a identidade visual da marca, para gerar novos criativos de forma ágil. Eles poderão usar IA para gerar imagens ou alterar o fundo de determinados ativos, além de criar materiais em massa utilizando dados de fontes como planilhas.

Figma Draw: Ilustração e Edição Vetorial Integradas

A empresa também está lançando o Figma Draw, uma ferramenta dedicada à edição de vetores e ilustrações. Yamashita mencionou que, frequentemente, designers precisavam exportar seus desenhos vetoriais para fora do Figma para realizar edições. Agora, com recursos como texto em caminho, preenchimento de padrão, pincéis, edição multi-vetorial, adição de ruído e textura, e uma ferramenta de seleção laço, o Figma Draw busca centralizar mais uma etapa do fluxo de trabalho de design.

Posicionamento no Mercado e Novos Planos

Com estes lançamentos, que se somam ao Figma Slides (para apresentações, lançado no ano passado), a Figma se posiciona diretamente em concorrência com suítes criativas consolidadas como Adobe e Canva. No entanto, Yamashita nega uma competição direta, afirmando que a Figma está no negócio de construir produtos digitais e que um terço dos usuários da empresa são desenvolvedores, graças a ferramentas como o Dev Mode.

A empresa também está ciente dos desafios da IA, tendo no passado descontinuado o recurso “Make Design” após acusações de que a ferramenta teria sido treinada excessivamente com base em aplicativos existentes.

Para acompanhar as novidades, a Figma anuncia um novo plano chamado “content seat”, a partir de $8 por mês, que dará aos usuários acesso ao Figma Buzz, Slides, FigJam e ao CMS do Figma Sites.

Conclusão

Os anúncios da Figma representam um passo significativo na integração da Inteligência Artificial ao processo de design e desenvolvimento. Ao oferecer ferramentas que abrangem desde a ideação e prototipagem até a publicação de sites e criação de ativos de marketing, a Figma busca consolidar-se como uma plataforma cada vez mais completa e indispensável para criadores de produtos digitais.

Read more

Local News