Perplexity Dispara: 780 Milhões de Buscas em Maio e o Novo Navegador IA “Comet” no Horizonte

Share

Perplexity Dispara: 780 Milhões de Buscas em Maio e o Novo Navegador IA “Comet” no Horizonte

A Perplexity, o motor de busca alimentado por inteligência artificial, está vivenciando um crescimento explosivo. Em maio, a plataforma processou impressionantes 780 milhões de consultas, conforme revelado pelo CEO Aravind Srinivas durante o Tech Summit da Bloomberg.

Srinivas destacou que a empresa está observando um crescimento superior a 20% mês a mês. “Se mantivermos essa taxa de crescimento, em um ano estaremos realizando cerca de um bilhão de consultas por semana”, afirmou o CEO. Ele relembrou o início humilde da plataforma: “No primeiro dia em 2022, fizemos 3.000 consultas. Passar disso para 30 milhões de consultas diárias atualmente representa um crescimento fenomenal.”

O Navegador Comet: A Próxima Fronteira da IA

Grande parte do otimismo para o futuro da Perplexity reside no desenvolvimento do seu novo navegador, o Comet. Srinivas acredita que o Comet tem o potencial de impulsionar ainda mais essa trajetória ascendente.

“Se as pessoas estiverem no navegador, a retenção é infinita”, explicou Srinivas. “Tudo na barra de pesquisa, tudo na página de nova guia, tudo o que você está fazendo na barra lateral, qualquer uma das páginas em que você está, tudo isso se tornará consultas extras por usuário ativo, além de atrair novos usuários que estão cansados de navegadores legados, como o Chrome. Acredito que essa será a maneira de crescer no próximo ano.”

A ambição da Perplexity com o Comet vai além de simplesmente fornecer respostas. O objetivo é transformar o papel da IA para que ela possa realizar ações em nome do usuário. Srinivas elucidou que, enquanto uma resposta de IA equivale a quatro ou cinco buscas tradicionais, uma IA que executa uma ação poderia completar uma sessão inteira de navegação com um único comando.

“Você realmente precisa ter um navegador e hibridizar a computação no cliente e no servidor da maneira mais fluida possível”, disse ele. “E isso exige repensar todo o navegador.”

Comet: Um “Sistema Operacional Cognitivo”

Srinivas enfatizou que o Comet não deve ser visto como “apenas mais um navegador”, mas sim como um “sistema operacional cognitivo”.

“Ele estará lá para você a qualquer hora, para o trabalho ou para a vida, como um sistema auxiliar ou realizando sessões de navegação para você”, descreveu Srinivas. “E acho que isso nos fará repensar fundamentalmente como encaramos a internet. Antes, navegávamos na internet; agora, as pessoas estão cada vez mais vivendo na internet. Grande parte da nossa vida existe online. E se você quer construir uma IA proativa e personalizada, ela precisa viver junto com você, e é por isso que precisamos repensar totalmente o navegador.”

Embora detalhes completos sobre o Comet ainda não tenham sido divulgados, Srinivas mencionou em abril que um dos motivos para o desenvolvimento do navegador próprio é permitir o rastreamento da atividade do usuário para além do aplicativo da Perplexity. Isso viabilizaria a venda de anúncios premium, uma estratégia que, segundo ele, espelharia o que o Google fez para se tornar o gigante que é hoje.

Lançamento Iminente

A expectativa é que o navegador Comet seja lançado nas próximas semanas. Srinivas indicou anteriormente em uma postagem na plataforma X (anteriormente Twitter), em 13 de maio, que o lançamento ocorreria em um período de três a cinco semanas. Ele também adiantou que futuras versões do Comet incluirão gravação nativa de reuniões virtuais, transcrição e capacidade de busca sobre esses conteúdos, embora essas funcionalidades não estejam presentes na primeira versão.

Read more

Local News