Avatares de IA no Comando: CEOs Enviam Representações Digitais para Reuniões Cruciais
Uma nova era está se desenhando no mundo corporativo. CEOs estão cada vez mais imersos em inteligência artificial (IA), a ponto de enviarem seus avatares digitais para participar, pelo menos parcialmente, de teleconferências de resultados trimestrais – um movimento que sinaliza uma profunda transformação na comunicação empresarial.
Esta tendência ganhou destaque recentemente. Após o avatar de IA do CEO da Klarna ter sido utilizado em uma chamada com investidores no início desta semana, Eric Yuan, CEO do Zoom, seguiu o exemplo. Yuan também utilizou seu avatar para os comentários iniciais em uma dessas reuniões importantes, aproveitando a ferramenta de criação de vídeo assíncrona da empresa, o Zoom Clips, para apresentar sua persona digital.
“Estou orgulhoso de estar entre os primeiros CEOs a usar um avatar em uma chamada de resultados”, declarou Yuan – ou melhor, seu avatar. “É apenas um exemplo de como o Zoom está expandindo as fronteiras da comunicação e colaboração. Ao mesmo tempo, sabemos que confiança e segurança são essenciais. Levamos o conteúdo gerado por IA a sério e implementamos fortes salvaguardas para prevenir o uso indevido, proteger a identidade do usuário e garantir que os avatares sejam usados de forma responsável.”
Yuan é um defensor de longa data do uso de avatares em reuniões e já havia expressado anteriormente que a empresa visa criar “gêmeos digitais” dos usuários, permitindo que representações de IA participem de reuniões e realizem tarefas. E ele não está sozinho nessa visão futurista. Segundo informações, o CEO do serviço de transcrição Otter, que também é potencializado por IA, está treinando seu próprio avatar para compartilhar a carga de trabalho, demonstrando um interesse crescente na delegação de tarefas para assistentes virtuais avançados.
Paralelamente a esses desenvolvimentos de ponta, o Zoom anunciou que o recurso adicional de avatares personalizados está sendo disponibilizado para todos os usuários esta semana. Essa democratização da tecnologia pode acelerar a adoção de avatares em diversos contextos profissionais, para além das apresentações de CEOs.
A utilização de avatares por figuras de liderança como CEOs pode representar uma mudança significativa na forma como as interações corporativas de alto nível são conduzidas. Esta inovação abre portas para maior flexibilidade e, possivelmente, eficiência, ao mesmo tempo que levanta discussões importantes sobre autenticidade, a presença humana no mundo dos negócios e o futuro do trabalho na era da inteligência artificial.
