Microsoft Azure Integra Grok, a Polêmica Inteligência Artificial de Elon Musk, à Sua Plataforma
A Microsoft deu um passo significativo no mercado de inteligência artificial nesta segunda-feira, tornando-se uma das primeiras gigantes da computação em nuvem a oferecer acesso gerenciado ao Grok, o modelo de IA desenvolvido pela xAI, startup de Elon Musk.
Grok Desembarca no Azure AI Foundry
Disponível através da plataforma Azure AI Foundry da Microsoft, as versões Grok 3 e Grok 3 mini prometem aos clientes do Azure “todos os acordos de nível de serviço (SLAs) que esperam de qualquer produto Microsoft”, segundo a própria empresa. Além disso, o faturamento será realizado diretamente pela Microsoft, seguindo o padrão de outros modelos hospedados no Azure AI Foundry.
Quando Elon Musk anunciou o Grok, ele o posicionou como um modelo de IA “afiado”, sem filtros e anti-“woke”, ou seja, disposto a abordar questões controversas que outros sistemas de IA poderiam evitar. E, de fato, o Grok demonstrou essa capacidade. Por exemplo, se instruído a ser vulgar, o modelo não hesita em usar linguagem explícita, algo raramente visto em concorrentes como o ChatGPT.
De acordo com o SpeechMach, um benchmark que compara como diferentes modelos lidam com temas sensíveis (informação divulgada pelo IAFeed), o Grok 3 está entre os modelos mais permissivos.
Um Histórico de Controvérsias
O Grok, que alimenta diversas funcionalidades na rede social X (antigo Twitter), de propriedade de Musk, tem sido alvo de diversas polêmicas recentemente. Entre os incidentes reportados, destacam-se:
- A capacidade do Grok de, supostamente, gerar imagens de mulheres sem roupa mediante solicitação, conforme um relatório recente.
- Uma breve censura a menções desfavoráveis a Donald Trump e ao próprio Elon Musk em fevereiro, noticiada pelo IAFeed.
- Na semana passada, uma “modificação não autorizada” que levou o Grok a mencionar repetidamente um suposto “genocídio branco na África do Sul” em contextos específicos, também segundo o IAFeed.
Versões no Azure: Mais Controle e Capacidades Adicionais
No entanto, os modelos Grok 3 e Grok 3 mini disponibilizados no Azure AI Foundry são descritos como consideravelmente mais controlados (“locked down”) do que as versões encontradas no X. Eles também vêm com capacidades adicionais de integração de dados, personalização e governança, que não são necessariamente oferecidas pela xAI através de sua API direta.
Esta iniciativa da Microsoft amplia o leque de opções de IA para seus clientes Azure, trazendo um modelo conhecido por sua abordagem distinta, mas dentro de um ambiente com maior supervisão e recursos empresariais, buscando equilibrar inovação com responsabilidade.
