OpenAI Libera Gerador de Imagens para Todos os Usuários e Anuncia Investimento Bilionário
A OpenAI anunciou que seu novo gerador de imagens, alimentado pelo modelo GPT-4o, agora está disponível para todos os usuários, conforme declarado pelo CEO Sam Altman em uma postagem no X. Até então, a ferramenta estava disponível apenas para assinantes pagantes do ChatGPT.
Embora não esteja claro quantas imagens os usuários do plano gratuito podem gerar, Altman mencionou na semana passada um limite de três imagens por dia. O gerador de imagens da OpenAI ganhou popularidade instantânea após seu lançamento, com Altman afirmando que a demanda foi tão alta que os GPUs da empresa estavam "derretendo".
A ferramenta também ganhou notoriedade por ser usada para converter imagens no estilo do estúdio de animação japonês Studio Ghibli, levantando preocupações sobre direitos autorais e os dados de treinamento utilizados pela empresa, dada a semelhança no estilo. Algumas pessoas também utilizaram a ferramenta para gerar recibos falsos, como contas de restaurante. Um porta-voz da OpenAI informou ao TechCrunch que todas essas imagens possuem metadados indicando que foram geradas pelo ChatGPT, e que a empresa "toma ações" se as imagens violarem as diretrizes da empresa.
Enquanto isso, a OpenAI anunciou hoje que levantou US$ 40 bilhões em financiamento liderado pela SoftBank, com uma avaliação de US$ 300 bilhões. A empresa também informou que o ChatGPT atingiu 500 milhões de usuários ativos semanais e 700 milhões de usuários ativos mensais.